sexta-feira, 17 de abril de 2009

NEGÓCIOS

CAROLINA HERRERA -
À FRENTE DO SEU TEMPO

Por Profa. Sandra Penkal

Quando se fala de Coco Chanel, a cultura e a história européia se manifestam. Entra em cena também as suas criações e as vestimentas da mulher da primeira metade do século XX, num estilo que se perpetua até os dias atuais. Da mesma forma, comportamentos são desvendados através da moda, que é capaz de traduzir magicamente a história do século XX.

E quando a pessoa em foco é a elegante e refinada Carolina Herrera, a cultura e a história americana se manifestam também, nas suas criações e nas vestimentas da mulher da segunda metade do século XX, estilo que caiu nas graças dos americanos e perdura ate hoje.

Apesar de origens diferentes, Herrera e Chanel são duas mulheres à frente do seu tempo. Carolina Herrera - de família aristocrata, “bem criada” - sempre cir-culou no mundo da moda,.Seu círculo familiar sempre vestia alta-costura. Respirava luxo desde cedo, porém imprimiu no seu estilo a praticidade com elegância; trouxe ao clássico um pouco de glamour através de uma roupa estruturada e muito feminina.

Do outro lado, Gabrielle "Coco" Chanel, de família simples e infância sofrida, reescreveu a sua vida com muita fibra e talento, mudou seu destino e alguns rumos da moda. Dotada de um forte caráter e personalidade sem deixar de ser elegante, deixou sua marca nos anos 20, alforriando as mulheres das roupas pouco confortáveis do final do século XIX. Chanel refletiu sua própria figura na mulher do século XX: independente, próspera e com atitude.

As duas estilistas são exemplos icônicos e representam bem muitos ideiais da mulher moderna: dinâmica, elegante e luxuosa. Transformaram perfumes em grandes marcas e suas histórias foram tecidas, também, por aromas, por suas memórias olfativas.
Carolina Herrera, com seu temperamento intenso, primeira venezuelana a se divorciar em seu pais, encontrou em Nova Iorque espaço para a interna-cionalização de sua marca e de renovação da sua vida pessoal.

E, ao que tudo indica, o DNA da moda continuará presente na família Herrera: Carolina Adriana Herrera ingressa na empresa de sua mãe e se especializa no segmento de perfumaria.

O conceito de “estilo pessoal” para Carolina Adriana é traduzido de forma muito objetiva: “Não se deve usar algo só porque é hype e trendy ou porque é de um designer da moda muito conhecido. Devemos vestir coisas de que gostamos e que nos fiquem bem, independentemente de terem sido compradas no Corte Inglés, Top Shop, Yves-Saint-Laurent ou Carolina Herrera. O estilo não significa marca nem dinheiro, mas personalidade. Acima de tudo, é uma questão de individualidade: Estilo é pegar numa t-shirt preta e vesti-la como tal, podendo-se pôr um cinto ou um par de brincos que nunca se pensou usar dessa forma, ou um lenço por cima. Individualidade, gosto pessoal, simplicidade e elegância são os quatro atributos associados à definição de estilo.”

Inquestionavelmente, Carolina Herrera fez escola e brinda seu aniversário de carreira com a parceria da sua filha. Carolina Adriana Herrera, que agora vive na Espanha, amplia fronteiras, e em sua fala se revela uma mulher contem-porânea com uma visão pratica, globalizada e ilimitada, assim como sua mãe, também à frente do seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário