sexta-feira, 17 de abril de 2009

MARCAS & SEGMENTOS



AS MARCAS QUE EMOCIONAM
Por Prof. Elcio Sartori

O grande sonho das marcas é despertar a emoção das pessoas. Grandes marcas despertam desejos; grandes marcas devem viabilizar experiências diferenciadas aos seus consumidores. As grandes marcas tornam-se marcas admiradas e desejadas porque foram capazes de incubar e gerar produtos ou serviços que vão muito além da satisfação. Isto porque uma coisa é satisfazer necessidades e outra coisa é despertar desejos. Quando uma marca torna-se capaz de despertar o desejo é porque ele atingiu o coração dos seus admiradores.

Marcas que apenas atendem necessidades ainda estão no estágio primário, não criaram seu diferencial competitivo.

Nesse sentido, duas ferramentas do composto mercadológico podem atuar de modo decisivo: o design e a publicidade.

Atuando de modo sincronizado, a construção de uma marca forte passa pela gestão de branding e deve incluir uma estratégia clara de posicionamento de marca. A comunicação com seus clientes deve enfatizar os diferenciais da marca e estar com o cliente onde ele está, ir junto com o clinte. Daí a necessidade de segmentação de mercado para o melhor conhecimento do perfil do cliente bem como a gestão da marca e de sua comunicação.

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